Cursos do Programa de Estudos Indianos, primeiro semestre de 2015

História da Literatura Védica e Budista

9 de maio, 16 de maio, 23 de maio, 30 de maio, 13 de junho, 20 de junho, 27 de junho, 4 de julho

8h - 10h

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Progama:

 

Prof. Dr Dilip Loundo (UFJF):

Os Brāhmaṇas e a Tradição da Escola Mīmāṃsā: Ação Ritual e Ética da Renúncia.

Os Upaniṣads e a Tradição da Escola Vedānta: Pensamento e Libertação.


Prof. Dr. Edgard Leite (UERJ-UNIRIO-ABF):
A Bhradaraniaka Upanisad.

O Cânone Pali.


Prof. Dr. Rubens Turci

A Bhagavad Gita sob a luz de śraddhā.

Uma Breve História das Interpretações da Gītā.
 

Prof. Dr. Oscar Pujol (Instituto Cervantes)
Sankara e a tradição dos Vedas.

Os Yogasutra de Patanjali. 

 

Prof. Dr. Dilip Loundo:

Filósofo e Sociólogo. Professor Adjunto do Departamento de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF. Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ e em Ciências Econômicas pela UERJ. Mestre em Filosofia da Ciência e da Técnica pela UFRJ e Doutor em Filosofia Indiana pela Universidade de Mumbai (Índia). Pós-Doutorado em Filosofia Indiana pela UFRJ. Pós-graduado 'lato sensu' em Sânscrito pela Universidade de Mumbai (Índia). Ex-professor de Filosofia na UFRJ e ex-ocupante da Cátedra do Itamaraty de Estudos Indo-Brasileiros na Universidade de Goa (Índia). Atua na área de Filosofia e Religião da Índia e Literatura Sânscrita.

 

Prof. Dr. Edgard Leite

Membro titular da Academia Brasileira de Filosofia, Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, Professor Associado de História da UERJ e da UNIRIO, Coordenador do Programa de Estudos Indianos da UERJ, Diretor Executivo do Centro de História e Cultura Judaica, Coordenador do GT Regional Rio de Janeiro de História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH e do Grupo de Pesquisa do CNPq: Políticas, Direitos, Éticas . É integrante dos grupos de pesquisa do CNPQ "História Memória e Literatura Bíblica" e do "Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI)"

 

Prof. Dr. Rubens Turci

Filósofo, especialista no Período Épico da Índia, atua nas interfaces da Filosofia e do Sagrado com a Ciência, a Tecnologia e o Ambiente Corporativo. Possui Pós-Doutorado em Cultura da Índia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2009-11), PhD em Social Sciences Religious Studies pela McMaster University (2001-07), revalidado como Doutorado em Filosofia pela UFRJ (2009), Mestrado em Filosofia pela UFRJ (1998-00). Graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela UFRJ (1992-97). É Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI) do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2012-), Membro do Grupo de Pesquisa em Religiões e Filosofias da Índia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2010-), Membro do Conselho Acadêmico do Programa de Estudos Indianos (PEIND) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) (2013-),

 

 

Introdução ao Sânscrito

9 de maio, 16 de maio, 23 de maio, 30 de maio, 13 de junho, 20 de junho, 27 de junho, 4 de julho

10h - 12h

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Curso ministrado pelo Prof. Dr. Oscar Pujol

 

Programa:

 

Panorama da Língua Sânscrita. Alfabeto sânscrito. Classificação fonética. Regras de pronunciação. Introdução aos alfabetos indianos.

 

Lições de devanāgarī. Sinais diacríticos. Introdução aos versos sânscritos: como contar as sílabas? Introdução à gramática sânscrita. Ptratica de escritura devanāgarī e recitação.

 

Lições de devanāgarī. Trasncrição. Proncípios grmaticais. Prática de escrita devanāgarī e recitação.

 

Casos da gramática sânscrita. A gramática de Panini: visão de conjunto. Panorama das formas verbais. Prática de escritura devanāgarī e recitação.

 

Sandhi: combinações eufônicas das letras sânscritas. Panorama da literatura sânscrita. Leitura: nosso primeiro texto, fragmentos da Bhagavad-gītā. Sânscrito falado: conversando em sânscrito. Prática de escritura devanāgarī e recitacão.

 

Sânscrito e filosofia: o simbolismo do alfbabeto sânscrito. Leitura: fragmentos da Bhagavad-gītā. Sânscrito falado: conversando em sânscrito. Prática de escritura devanāgarī e recitacão.

 

Introdução ao estilo sútrico: os Yoga-sūtra. Pratica de escrita devanāgarī e recitacão. Para seguir estudando: bibliografia essencial.

 

 

O Prof. Dr. Òscar Pujol estudou sânscrito na Banaras Hindu University de Varanasi, onde doutorou-se no ano de 1999 com tese sobre manuscritos gramaticais do século XII. É autor do primeiro dicionário de sânscrito-catalão, publicado pela Enciclopèdia Catalana. Publicou mais de trinta artigos e uma dezena de livros, entre os quais se destacam Los cincuenta poemas del amor furtivo, Himno a la Tierra, Rasa: el placer estético en la India, La sabiduría del bosque, Del Ganges al Mediterráneo, Patañjali-Spinoza y El laberinto del amor. Foi diretor de programas educativos da Casa Asia (Barcelona) e diretor do Instituto Cervantes de Nova Delhi. Atualmente reside em Rio de Janeiro, onde dirige o Instituto Cervantes. É também o Coordenador do Instituto Cervantes de Porto Alegre.

 

Recursos Educacionais Abertos:

Aulas de Dilip Loundo:

Aulas de Edgard Leite:

Copyright 2019 PEIND

Por favor, insira um email e fique por dentro da nossa programação