Projeto de Doutoramento de Ana Beatriz Pestana Gomes

Este Projeto de Doutorado investiga de maneira aprofundada o Teatro Político Indiano a partir da experiência da Indian People’s Theatre Association (IPTA). É estudada a criação da IPTA em 1943, a sua expansão e legitimação entre 1943 e 1947 (ano da independência do país) e o gradual enfraquecimento da IPTA até a sua desintegração nacional em 1960. É investigada a influência de movimentos revolucionários nacionais e internacionais e da ideologia comunista na formação e desenvolvimento da IPTA, assim como as propostas artísticas políticas por ela desenvolvidas e os fatores internos e externos que acompanharam a sua formação, desenvolvimento e desintegração em 1960. Este estudo aproxima dois países com uma forte cultura teatral política e que trabalham com conflitos de naturezas muitas vezes parecidas, o que impulsiona o florescimento de novos campos de pesquisa, trocas de conhecimento e intercâmbio de forças de trabalho.

This Doctorate Project investigates deeply the Indian Political Theatre from the experience of the Indian People's Theatre Association (IPTA). The IPTA emergence in1943, its expansion and statement between 1943 and 1947 (year of the country's independence) and the gradual weakening of IPTA until your national disintegration in 1960 are studied. The influence of some national and international revolutionary movements and of the communist ideology in the IPTA emergence and development are researched, as well as the political artistic proposals developed and the internal and external factors that accompanied its formation, development and disintegration in 1960. This research approaches two countries with a strong political theatre culture that works with social conflicts often similar, which drives the flourishing of new fields of research, knowledge and work forces exchange.

Ana Beatriz Pestana Gomes é Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com experiências profissionais em educação, filosofia, história e artes no Brasil, em Portugal e na Inglaterra.

 

O Projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

Por favor, insira um email e fique por dentro da nossa programação

Copyright 2019 PEIND